Windows XP


Windows XP 



Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP foi lançado com uma interface totalmente reprojetada e centrada num centro de serviços de Ajuda e Suporte unificados.  O Windows XP se tornou um dos produtos mais vendidos da Microsoft. O sistema era tanto rápido quanto estável e os elementos de interface, como a navegação no menu Iniciar, a barra de tarefas e o painel de controle, se tornaram mais intuitivos.
Sabendo do aumento dos vírus de computadores e dos criminosos digitais, o medo foi, de certa forma, acalmado pelas frequentes atualizações de segurança carregadas da Internet. Com esses avisos, os usuários começaram a entender as mensagens sobre anexos suspeitos e vírus.
O Windows XP Home Edition oferece um visual limpo e simplificado que torna os programas mais usados acessíveis rapidamente. Projetado para uso doméstico, essa versão do Windows XP oferece um assistente de configuração de rede, o Windows Media Player, o Windows Movie e capacidades para tratamento avançado de fotos digitais, permitindo girar, imprimir e copiar as imagens para um
CD ou DVD.
 Com um novo visual, o Windows XP Professional incluiu funcionalidades para negócios e uso avançado do computador, como suporte a acesso remoto, sistema de arquivos encriptado, restauração do sistema e configurações avançadas de rede. As principais novidades para usuários móveis foi a inclusão do suporte a redes Wi-Fi. Além disso, o sistema trazia o Windows Messenger  e o Remote Assistance, que permitia à equipe de suporte consertar o computador do usuário remotamente.
Além dessas duas versões básicas, o Windows XP foi lançado em outras versões ao longo dos anos. O Windows XP 64-bit Edition (2001) e a versão Windows XP Media Center Edition (2002) e a versão Windows XP Tablet PC Edition (2002) 


Requisitos

·        - Processador 233MHz
·         -64MB RAM(WinXP HOME)
·         -1,0 GB de disco.


Vantagens 

·        - suporte a FAT32 e NTFS (melhor aproveitamento do HD e maior segurança dos dados ali contidos)
·        - performance superior aos sistemas operacionais que não são de 32-bits real como o Windows 95, Windows 98 e WinMe
·         -ausência de DOS (o DOS é emulado), permitindo maior eficiência no funcionamento do sistema operacional.
·       -  maior estabilidade e rapidez na Internet e em rede local por ser 32-bits (maior otimização).
·        - possui segurança de dados dos usuários, auditoria e multi-usuário
·       -  sistema de proteção de memória bastante eficiente (quando uma aplicação trava, ela não interfere nas demais).
·        - suporte a periféricos USB e Plug& Play. 
      -suporte ao DirectX.
·        -- gravação de CD-R/CD-RW sem necessidade de softwares adicionais
·         -compatibilidade de software (ele permite rodar aplicações desenvolvidas p/ Win9x, WinMe, WinNT e Windows 2000).
·         -uso do ClearType, que melhora sensivelmente a qualidade do texto apresentado na tela
·         integração com a plataforma .NET e Passport
·         -acesso remoto para solução de problemas sem a necessidade de acesso físico ao computador
·        - firewall embutido (maior segurança na Internet)

·         Restauração de Sistema caso o sistema operacional apresente problema shelp completo e atualizado via Internetatualização de drivers e arquivos .


Desvantagens 

·         -Exigência de memória RAM: o mínimo para o Windows XP funcionar bem é 128 Mb


·          

Nenhum comentário:

Postar um comentário